As mulheres e o Islã

Como este tema é muito interessante e também porque há muitas coisas a ser dita sobre ele, nós abrimos o assunto aqui, mas também escreveremos mais artigos sobre este tema.

Ao começar este artigo, gostaria de dizer que a Turquia é um país laico (religião e estado são separados) e o país está em uma posição muito diferente se comparado com alguns outros países islâmicos. Na Arábia Saudita por exemplo, o Alcorão (Bíblia islâmica) é a lei, o que não acontece na Turquia. Um exemplo: na Arábia Saudita, as mulheres tem que se cobrir totalmente com roupas e lenços negros caso contrário vão para uma prisão religiosa. Na Turquia essas mulheres podem escolher se cobrir ou não e elas não serão castigadas por causa disto. A religião e a lei não caminham juntas na Turquia. Assim há uma diferença quando se fala sobre religião entre a Turquia e alguns outros países islâmicos.

Na vida social do Islã, o contraste entre mulheres e homens é bem claro. Como alguns peritos religiosos dizem, também há algumas leis que protegem as mulheres, como quando uma mulher se casa, o homem deve dar uma quantia de dinheiro a ela. Este dinheiro fica com ela e só pode ser usado com o consentimento da mesma. A mulher pode se casar só com um homem mas um homem pode se casar com mais que de uma mulher. Hoje a poligamia é proibida na Turquia e Tunísia. Na Turquia um homem só pode se casar no cartório com uma mulher e o código civil é uma cópia do código Suíço que foi implementado por Ataturk- o Fundador da República Turca. Ainda na Turquia, em uma cerimônia religiosa em uma mesquita um homem pode se casar com mais de uma mulher.

Mulheres rezando

A Poligamia existe devido a dois pontos. O primeiro é explicado pela quantidade de homens que morriam nas guerras antigamente. Permitindo que um homem se casasse com mais de uma mulher significaria dizer que esta mulher poderia dar à luz a crianças que se transformariam em homens e que aumentariam exército do país. Assim, deste modo o Alcorão está protegendo o estado. O segundo ponto é explicado pelo fato de que muitos homens morreriam na guerra e deixariam a viúva sem qualquer apoio financeiro. Mulheres naquele tempo não era tão independentes quanto hoje em dia, elas não pudiam se sustentar financeiramente e não tinham nenhuma profissão. Assim essas mulheres se envolveriam em prostituição para sobreviver. Dando o direito ao homem de se casar com mais de uma mulher, de certo modo também estava dando proteção a essas mulheres. Isso tudo faz sentido?

O divórcio é possível no Islã, mas só se o processo for aberto pelo homem que é o responsável pelas finanças do matrimônio. Há algumas regras que tornam o divórcio mais difícil. Este fato é devido a Maomé que disse: "O divórcio é a atividade legal menos querida por Deus." Na Turquia um homem ou uma mulher podem abrir um processo de divórcio legal, a regra anterior é válida somente para cerimônias religiosas islâmicas.

No Alcorão, sutra número 4 é dito que "se a mulher não for obediente, o homem deve instrui-la, leva-la a uma cama separada e bater nela". Na Turquia qualquer ser humano que é violentado fisicamente sofrerá penalidades da lei e dependendo do dano causado pode ser encarcerado.

A circuncisão da mulher não é mencionada no Alcorão e não é obrigatória. A circuncisão ainda é usada até hoje no norte da África. Hoje há uma grande oposição contra esse mutilamento.

Uma mulher pode ser identificada claramente como muçulmana se ela usa o "chador" (um lenço). Um homem não pode ser identificado facilmente, pois não há nenhum objeto especial que pode ser reconhecido tão fácil quanto o chador. O lenço pode ser de cores diferentes, geralmente preto para o mais religioso, alguns com flores ou ornamentos e também simplesmente brancos. Em países que não são laicos, as mulheres têm que usar veus negros e roupas pretas, cobrindo-se. Na Turquia há uma grande variedade de cores de lenços e formas usadas pelas mulheres muçulmanas.

Data: 01 de Julho de 2001
Indice dos Artigos

Clique aqui para ler comentários sobre este artigo

Espero que você tenha gostado do artigo! Obrigado por nos visitar!
Para sugerir um artigo, por favor escreva para: istambul@gmx.net

Compras da Turquia - da internet para sua casa
Compras da Turquia
da Internet para sua casa !




Fãs da Turquia
Nossa Lista

Tradução
Negócios

© Copyright 2014
hitit