Quem é Nasreddin Hodja

A coisa toda começou com um homem chamado Nasreddin Hodja que viveu em uma pequena cidade chamada Aksehir localizada na região central da Turquia. Ele era um homem com grande senso de humor, muito inteligente e tinha sempre uma resposta na ponta da língua para todo o tipo de pergunta e dilemas de sua época.

Os Turcos são muito familiares com as piadas e estórias de Nasreddin Hodja. Desde criança, as pessoas ouvem essas estórias assim, elas fazem parte da cultura Turca.

De acordo com alguns ditos populares, ele viveu no século 13, mas vive até hoje através de suas piadas na boca dos Turcos. As anedotas faziam parte da sua vida diária e foram aceitas e bem vindas pelo público desde aquela época.

De acordo com documentos históricos da Turquia, não ha data exata nem localização exata de seu nascimento. De acordo com algumas outras histórias, ele viveu quando Tamerlane invadiu a Anatólia no século 15 e nasceu em Sivrihisar. A população desta cidade é famosa por seu senso de humor.

Nasr-ed-Din significa "Vitória da fé", Hodja significa "Mestre" ou "Professor", sendo que ele recebeu este titulo mais tarde.

Nasreddin Hodja
Desenho de Nasreddin Hodja em um livro feito a mão datado do século XVII, Museu do Palácio de Topkapi

Seu pai era um líder religioso chamado "Imam" (líder das rezas em uma mesquita) e ele também foi qualificado como "Kadi" ( seria um tipo de juiz religioso responsável pelas leis religiosas).

Pessoas comuns e todas as instituições da sociedade Turca receberam algum tipo de criticismo da sua mente filosófica. Ele não economizou gozações para o estado, religião e hábitos diversos culturais. Toda a parte psicológica do ser humano e os pontos fracos da sociedade eram motivos de chacota. Ele reparava no ser humano em seus aspectos cotidianos e usava estes pontos para satirizar situações diárias fazendo com que as pessoas se dessem conta destes fatos. Esta é a principal razão de suas anedotas terem sobrevivido até os dias de hoje.

Estatua de Nasreddin Hodja

Pergunta : "O que é feito com as velhas luas cheias?"
Resposta: "Eles cortam e as usam como estrelas"


O Festival Internacional de Nasreddin Hodja é comemorado todos os anos entre 5 e 10 de Julho em Aksehir, aonde sua tumba esta localizada. Artistas Turcos usam a figura de Nasreddin Hodja em peças de teatro, músicas, filmes, desenhos animados e pinturas.

Hoje estas piadas pertencem ao povo Turco e ao mundo. Até hoje, o povo da Turquia ainda ri e pensa sobre as suas genialidade, senso de humor e suas anedotas. Essa história não reflete somente a história de um nativo da Anatólia mas a vida da população na Anatólia naquela época. Suas piadas e estórias são contadas hoje por pessoas de diferentes culturas e países e foram traduzidas para diversas línguas. Divirta-se com algumas piadas :)))

Vamos rir um pouco ....

PIADAS 1| PIADAS 2 | PIADAS 3 | PIADAS 4

GUIA PRIVADO
EM ISTAMBUL

Compras da Turquia - da internet para sua casa

Guia brasileira em istambul
guia em istambul
guia na turquia
passeio em istambul
guia istambul
istambul
istanbul


.....

Copyright 2020
hitit