Santa Sofia

A Igreja de Santa Sofia se localiza bem em frente da Mesquita Azul, no bairro de Sultan Ahmet. A Igreja foi construída na então Constantinopla, por volta de 360 pelo imperador Constantino e foi destruida duas vezes por incendios. A Igreja foi então reconstruida por volta de 530 DC pelo imperador Justiniano. O layout e decoração são típicos de uma Igreja da era bizantina.

Depois da tomada de Constantinopla pelos Turcos em 1453, Santa Sofia foi transformada em uma Mesquita e foram adicionadas a ela quatro minaretes (torres altas). Santa Sofia passou por muitas reformas e também sofreu danos por causa de vários terremotos.

Vista aérea da Igreja de Santa Sofia

Em 1934 o fundador da república Turca, Mustafa Kemal Ataturk estabeleceu que o monumento seria um museu e que não haveria cultos dentro do monumento. Nem cristãos, nem muçulmanos poderiam celebrar orações dentro da Santa Sofia.

Então desde 1934 até meados de 2020 ela não era nem uma igreja nem uma mesquita mas sim um museu. Durante todos esses anos podia se apreciar tanto a decoração cristã quanto a decoração muçulmana no monumento. Era muito interessante poder ver essas duas religiões convivendo em paz dentro de um monumento esplendoroso como a Santa Sofia.

Em meados de 2020 o governo turco decretou que o museu de Santa Sofia seria convertido em uma mesquita e hoje há celebrações religiosas dentro do monumento, Não é cobrada entradas, todas as pessoas tem que retirar os sapatos ao entrar e as mulheres devem cobrir a cabeça com um lenço. Infelizmente não se pode apreciar os belíssimos mosaicos bizantinos datados do século 9 pois ao ser convertida eles foram cobertos, já que os muçulmanos não são idolatras ( não aceitam imagens dentro das mesquitas).

A imponente Igreja de Santa Sofia

Clique aqui para continuar o tour virtual por Istambul 
Próxima visita do tour virtual por Istambul
:
Igreja de Kariye

GUIA PRIVADO
EM ISTAMBUL

Compras da Turquia - da internet para sua casa

Guia brasileira em istambul
guia em istambul
guia na turquia
passeio em istambul
guia istambul
istambul
istanbul


.....

Copyright 2020
hitit