Mesquitas Azul


Mesquita Azul

Em 1606 o Sultão Ahmet I planejou construir uma mesquita maior, mais imponente e mais bonita do que a Mesquita de Santa Sofia. Ele construiu então a Mesquita de Sultão Ahmet e séculos mais tarde foi chamada pelos turistas por Mesquita Azul devido aos azulejos azuis que decoram o seu interior.

A Mesquita Azul é um triunfo em harmonia, proporção e elegância. Ela foi construída em um estilo clássico otomano e se encontra bem em frente da Santa Sofia no bairro histórico de Sultanahmet.

Não há figuras no interior da Mesquita pois os muçulmanos não são idólatras e não cultuam imagens. Você verá lindos azulejos com motivos florais e escritos em árabe que são parte do alcorão. Você verá também o altar que fica posicionado na direção de Kabaa em Meca, púlpitos, o aposento de oração do sultão, e uma estrutura reservada ao Muezim ( que é a pessoa cuja função é fazer as chamadas das orações).

As mesquitas geralmente eram construídas com o intuito de servir a população. Várias mesquitas eram o centro de um complexo. Um bom exemplo desse tipo de complexo são a Mesquita Azul e a Mesquita de Suleymaniye.

Na época da sua construção os vários prédios em volta da Mesquita Azul serviam como escola de teologia, cozinha que fornecia comida aos pobres, estábulo, lojas comerciais e parte administrativa. Você poderá apreciar ainda hoje alguma dessas construções.

O sultão Ahmet construiu também seu mausoléu nas redondezas da Mesquita Azul que você poderá visitar caso tenha curiosidade. Ele é decorado com delicados azulejos e a entrada é gratuita.

A entrada em todas as mesquitas na Turquia é gratuita.

Ao entrar na Mesquita é necessário tirar os sapatos, para as mulheres é necessário também cobrir a cabeça. Shorts, minissaias, saias mais curtas, bermudas ou camisetas sem mangas não são recomendados. Funcionários da Mesquita fornecem gratuitamente véu e um vestido longo para as mulheres e homens que estão de shorts ou saias curtas.

Durante o império Bizantino, neste mesmo local onde hoje se localiza a Mesquita Azul havia uma edificação de um grande palácio. Você pode visitar o Museu de Mosaicos e ver in loco alguns dos bonitos mosaicos desse palácio.

Clique aqui para continuar o tour virtual por Istambul
Próxima visita do tour virtual por Istambul:
Mesquita de Suleymaniye

GUIA PRIVADO
EM ISTAMBUL

Reserva de hoteis na Turquia !
Reserva de
Hotel em Istambul




Guia brasileira em istambul
guia em istambul
guia na turquia
passeio em istambul
guia istambul
istambul
istanbul
istanbul



Copyright 2021
hitit